3 imãs de ações trabalhistas e como evitá-los

Em uma ánalise das ações trabalhistas que correm hoje no judiciário é possível perceber que alguns temas são recorrentes. Sendo assim, também é possível mapear quais atitudes do empregador podem atrar ações trabalhistas.
Algumas destas atitudes precisam de mudanças simples para evitar os gastos com ações trabalhistas. Confira alguma delas:
– RESCISÃO INADEQUADA E CONFUSA
É importante que no momento da rescisão o empregado entenda tudo o que estiver ocorrendo, explique para ele quais são as verbas que ele receberá e os documentos que irá assinar.
É fundamental pagar todas as verbas corretamente e no prazo correto, para isso é necessário rea\lizar previmente o calculo de quanto custa a demissão de um funcionário e possuir este valor reservado, além de documentar todo o processo rescisório.
– CONTROLE DE JORNADA INEXISTENTE OU CONFUSO
O funcionário deve ser informado sobre as horas extras que possuí, quanto receberá por elas, o mesmo vale para domingos e feriados trabalhados.
Além disso é necessário ter bem definido a forma de jornada aplicada a cada funcionário, possuí um sistema de controle e rotinas específicas e devidamente documentadas.
– AMBIENTE DE TRABALHO TUMULTUADO E COM OFENSAS
Um funcionário magoado e desgostoso com a empresa possuí maior intento de buscar o judiciário. Por esta razão é importante garantir uma boa comunicação, com respeito e cordialidade, principalmente entre chefia e funcionário.
Tal conduta não evita apenas as condenações em assédio moral, mas garantem um bom funcionamento da empresa e relacionamento saudável inclusive após o término da relação trabalhista.
Existem muitas outras pequenas alterações que podem economizar muito dinheiro para a sua empresa evitando o judiciário. Para garantir uma maior segurança é recomendável contratar um advogado para analisar as rotinas de sua empresa e indicar os pontos que podem ser alterados.