3 motivos que podem levar o INSS a cortar seu LOAS
O BPC LOAS é um benefício do governo para pessoas de baixa renda. Ele é pago pelo INSS para idosos (com 65 anos ou mais) ou pessoas com deficiência.
Você não precisa pagar o INSS para conseguir o BPC LOAS, mas tem de provar que não tem condições de garantir o próprio sustento e da sua família.
Mesmo após sua concessão o beneficiário deve estar atento aos requisitos uma vez que o mesmo pode ser cessado. Conheça agora os principais motivos que levam o INSS a “cortar” este benefício:
DEIXAR DE CUMPRIR OS REQUISITOS:Para concessão do benefício o beneficiário precisa ser idoso ou deficiente de qualquer idade, desde que a renda familiar não ultrapasse ¼ do salário mínimo;
NÃO ATUALIZAR O CAD ÚNICO: Esse é o principal motivo que pode causar a suspensão, isso porque no pedido inical do LOAS é necessário e obrigatório a inscrição no Cadúnico o qual precisa ser atualizado a cada 2 anos;
EXERCICIO DE ATIVIDADE REMUNERADA: Caso beneficiário comece a exercer atividades remuneradas, inclusive ser sócio de empresa ou constituir MEI, poderá ter seu benefício cessado, uma vez que este benefício é designado para pessoas com poucos recursos.
Importante dizer que o “corte” não é feito de forma automática, você deve receber notificações sobre as irregularidades, seja quando for receber o benefício ou por cartas enviadas pelo INSS.
Com isso você terá um prazo para regularizar ou ainda, contestar as informações.