Empréstimo consignado para BPC loas do INSS: bom ou ruim?
Publicada Medida Provisória 1.106, a qual permite o comprometimento maior de renda com empréstimos e também permitirá quem recebe BPC a ter acesso a modalidade de empréstimo.
Até o mês de dezembro de 2021 os aposentados e Pensionistas do INSS podiam comprometer até 40% de seus rendimentos com empréstimos, em janeiro o valor reduziu para 35%, mas agora volta para 40%.
Desses 40%, até 35% poderão ser comprometidos com empréstimos pessoais e 5% serão destinados para as despesas e saques com cartão de crédito consignado.
A grande novidade é que agora pessoas que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Auxílio Brasil poderão fazer empréstimo consignado, uma modalidade de acesso ao crédito até então limitada a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e a servidores públicos.
O consignado é um tipo de empréstimo em que a prestação é descontada diretamente do benefício previdenciário todos os meses.
A notícia pode ser boa para quem está em situações de dificuldade financeira, mas também é preocupante considerando a facilidade na aplicação de golpes nos dias atuais.
Pensando nisso, existem recomendações importantes para você seguir antes de contratar um empréstimo consignado e comprometer parte do seu benefício previdenciário:
– Não faça qualquer pagamento adiantado para obter o empréstimo;
– Verifique se o banco está autorizado a funcionar pelo Banco Central;
– Nunca assine um contrato ou uma proposta de contrato em branco e leia com atenção cada documento antes de assinar;
– Não aceite a intermediação de pessoas com promessas de acelerar o crédito;
– Não forneça seu CPF, número do cartão que recebe o benefício ou senha a terceiros;
– Não contrate empréstimos pelo telefone;
O INSS não entra em contato por meio de mensagens de telefone ou aplicativos como WhatsApp e em caso de fraudes ou em que não reconheça o empréstimo, o segurado deve procurar imediatamente a instituição financeira e a orientação de um advogado.
Vale ressaltar que é possível bloquear seu benefício para contratação de qualquer empréstimo por meio digital acessando o portal do MEUINSS ou ligando na central 135.