Aposentei mas eu posso seguir trabalhando?
Após a tão sonhada aposentadoria, muitos seguros do INSS se questionam se podem seguir trabalhando, muitas vezes por uma vontade pessoal ou até por uma necessidade de complementar a renda de uma aposentadoria que não ficou com o valor esperado por falta de planejamento.
A resposta na maioria das vezes é SIM, porém há algumas exceções em que o seguro não pode seguir trabalhando, sob pena de perder o seu benefício.
Nas aposentadorias mais básicas que são as do tipo por idade ou por tempo de contribuição não há impedimento algum, o segurado pode seguir trabalhando normalmente, com Carteira de Trabalho assinada e recebendo seu salário cumulado com o recebimento mensal da aposentadoria.
Tendo a aposentadoria por idade ou a aposentadoria por tempo de contribuição, o segurado pode tanto permanecer na mesma atividade que exercia antes da aposentadoria, como ser contratado em outro emprego e seguirá recolhendo mensalmente para o INSS.
Agora as exceções estão na aposentadoria por incapacidade permanente (antes conhecida como aposentadoria por invalidez) já que o segurado que recebe esse benefício ele encontra-se incapacitado de trabalhar em qualquer tipo de atividade.
A outra exceção é no tipo aposentadoria especial, porém nessa o segurado pode seguir trabalhando, inclusive na mesma empresa, mas não pode seguir expostos aos agentes nocivos à saúde que lhe deram direito à aposentadoria, visto que o benefício visa preservar a vida do segurado o retirando mais cedo dessa exposição.
A desvantagem é que esses aposentados não terão mais os direitos que um segurado do INSS comumente possui, sendo que terão acesso apenas a reabilitação profissional, o salário-maternidade e o salário-família caso necessite.